Carro do Povo
 

info_outline Notícias do Setor Automotivo

28/03/2019

Ford fechará três fábricas na Rússia

Se a coisa já está ruim para a Ford no Brasil, depois que a mesma anunciou o fechamento de sua fábrica (e sede) no bairro do Taboão, em São Bernardo do Campo, imagina então lá na Rússia. Pois é, em busca de reduzir os custos globais de forma drástica, a montadora americana anunciou o fechamento de suas três fábricas de automóveis e comerciais leves na terra de Vladimir Putin.

De todo o portfólio da Ford na Rússia, apenas a van Transit continuará sendo feita por lá. As fábricas de Naberezhnye Chelny e São Petersburgo, por exemplo, produzem os modelos Fiesta, EcoSport, Focus e Mondeo, sendo os dois últimos na segunda planta, localizada na famosa e histórica cidade, que já foi a capital do país.

Além dessas duas, a Ford fechará ainda a fábrica de motores em Elabuga. No total, a montadora americana ? associada com o grupo local Sollers ? tem capacidade para 360.000 carros por ano, um volume que chega a ser superior ao feito aqui no Brasil. A parceira russa assumirá 51% do negócio na produção da van Transit, numa quarta instalação.

No geral, a Ford e a Sollers empregam 3.700 pessoas, cujos destinos são incertos. A demissão é algo irreversível, exceto se a Sollers abraçar um novo sócio, que produza carros de baixo custo, por exemplo, pois é isso que o mercado russo está comprando. A companhia de Detroit quer cortar US$ 11 bilhões para aumentar a rentabilidade de suas operações internacionais, que assumem apenas 3% do lucro da empresa.

Assim, a Ford Rússia praticamente deixa de existir como montadora, enquanto a Ford Europa perderá uma fábrica de transmissões na França, além das minivans da família MAX, que sumirão completamente. A marca aposta em SUVs e por isso o foco estará neles. Aqui, Taboão foi uma das vítimas, assim como o New Fiesta, a divisão de caminhões e em breve a dupla do Focus, além de Fusion no México.

Qual será a próxima? A Alemanha, possivelmente. É que a Ford já entrou em negociação com sindicatos locais e a planta de Saarlouis (onde são feitas C-MAX e Grand C-MAX) pode ser fechada também, após o fim da fabricação dos monovolumes familiares.

[Fonte: CNN]

Fonte: noticiasautomotivas.com.br, acesse e saiba mais.....

Outras Notícias

stop01/11/2022

stop31/10/2022

stop19/10/2022

stop07/07/2022

stop27/06/2022

stop17/06/2022

stop03/06/2022

stop25/05/2022

stop16/05/2022

stop29/04/2022

stop12/04/2022

stop11/04/2022

stop31/03/2022

stop18/03/2022

stop07/03/2022

stop17/02/2022

stop09/02/2022

stop07/02/2022

stop28/01/2022

stop23/01/2022

stop20/01/2022

stop14/01/2022

stop10/01/2022

stop22/12/2021

stop07/12/2021

stop28/09/2021

stop21/09/2021

stop14/09/2021

stop20/08/2021

stop16/08/2021

stop10/08/2021

stop27/07/2021

stop19/07/2021

stop14/07/2021

stop23/06/2021

stop09/06/2021

stop31/05/2021

stop21/05/2021

stop11/05/2021

stop04/05/2021

stop27/04/2021

stop20/04/2021

stop16/04/2021