Carro do Povo
 

info_outline Notícias do Setor Automotivo

30/11/2018

Chevrolet Camaro 2019: Visual e performance melhorados, confira teste

O Chevrolet Camaro 2019 foi apresentado oficialmente à imprensa brasileira em São Paulo e teve test drive no autódromo da Fazenda Capuava, em Indaiatuba-SP. O muscle car da marca americana chega com as modificações já reveladas nos EUA, onde é fabricado em Lansing, Michigan. Por aqui, assim como antes, chega nas versões cupê e conversível, mas sem preço anunciado.

De acordo com a GM, o Chevrolet Camaro 2019 chega aos revendedores da marca entre o final de janeiro e o começo de fevereiro, momento em que os preços serão revelados. É bom lembrar que o modelo 2018 é vendido por R$ 315.000 e R$ 350.000, respectivamente cupê e conversível. Também é preciso ter em mente que o Ford Mustang GT Premium 2019 agora custa R$ 315.900.

Mas, o Chevrolet Camaro 2019 não vem apenas com as mudanças já conhecidas, ele carrega alguns itens a mais na versão brasileira, que é bem completa. Entre as novidades está o espelho interno com tela digital que reproduz imagem da câmera de ré, inclusive em ângulos diferentes. Há também alerta de colisão frontal.

Além disso, o Chevrolet Camaro 2019 traz controle de largada, que necessita um giro de 2.000 rpm e acionamento do acelerador de forma agressiva para que se obtenha o melhor resultado de 0 a 100 km/h, que nesse caso é de 4,2 segundos. Essa função permite que um condutor comum possa alcançar esse tempo de aceleração.

Outro item interessante no Chevrolet Camaro 2019 é a função ?burn out?, que permite ao condutor acelerar o carro com as rodas traseiras girando em falso, o que obviamente produz uma enorme coluna de fumaça. Com quatro modos de condução (Track, Sport, Tour e Snow/Ice), o muscle car da GM mantém seu poderoso motor LT1 V8 6.2 de 461 cavalos a 6.000 rpm e 62,9 kgfm a 4.400 rpm.

Entretanto, se o motor continua o mesmo, o câmbio automático agora é outro. A caixa é a mesma do Mustang, tendo 10 marchas. Ela foi desenvolvida por GM e Ford, atendendo diversos modelos dos dois fabricantes. Ainda na parte estrutural e mecânica, o esportivo ganhou barras estabilizadoras maiores, reforços na suspensão, freios redimensionados (Brembo) e carroceria mais rígida.

Na linha 2019, o Camaro ganhou um visual mais expressivo na versão SS, que traz um olhar mais aguçado com LEDs, assim como grade em preto brilhante com as laterais na cor do carro, invadindo seu espaço. O logotipo Chevrolet agora é vazado ao invés de preto. Novas rodas aro 20 polegadas foram inseridas, sendo diamantadas de 10 raios no cupê e 5 raios em preto brilhante no conversível.

O bólido ganhou um novo tom de laranja e outro de azul na pintura, enquanto as lanternas traseiras agora possuem lentes de efeito 3D em LED, que alteram o desenho do para-choque traseiro. Este, por sua vez, sustenta na parte de baixo duas bocas de escape, que foram modificadas na linha 2019. O capô também é novo e ficou mais volumoso no Camaro atualizado.

Por dentro, o Chevrolet Camaro 2019 mantém o mesmo ambiente de antes, com volante pequeno e de empunhadura muito boa, assim como túnel central com alavanca avançada e detalhes em alumínio, bem como freio de estacionamento eletrônico e os modos de condução.

O cluster análogo-digital dispõe de diversas funcionalidades, algumas bem empolgantes? A multimídia tem Android Auto e Car Play, mas ainda sem On Star no Brasil. Os bancos em couro são exclusivos e muito envolventes, necessários para manter os ocupantes grudados nas curvas mais arrepiantes. Ambos possuem ajustes elétricos. O acabamento geral é muito superior ao da geração anterior.

Indaiatuba-SP ? Camaro é Camaro e, ao vê-lo, você só sabe de uma coisa, estar ao volante é o objetivo primário. O cupê da GM chega ainda mais agressivo. Seu novo visual realmente casou bem com a proposta, tornando-o sua forma ameaçadora em algo ainda mais desejável.

Os detalhes como faróis de LED bem estreitos, gravata vazada da Chevrolet e lanternas com lentes proeminentes, já indicam que as mudanças foram bem mais profundas na estética que um mero facelift. Os escapes parecem iguais, assim como o aspecto das duas rodas, mas é andando que sabemos o que realmente está diferente nele.

O Chevrolet Camaro 2019 não ganhou apenas um câmbio de 10 marchas, ele teve outros ajustes, que em parte são perceptíveis na condução em velocidade moderada. O handling ficou mais apurado, especialmente nas curvas, com menor tendência de sair de traseira e apontando a frente de forma mais segura, controlável.

Com tudo ligado e pé embaixo, o Chevrolet Camaro 2019 protege o condutor de potenciais saídas de pista ou perde de controle direcional, mas ainda assim, é possível fazer aquela correção ao volante que empolga alguns.

A força descomunal do LT1 soca o condutor contra o banco e faz as rodas cantarem nas curvas com boa entonação. Mesmo as escapadas um pouco mais nítidas, são corrigíveis sem temor.

A direção muito direta e progressiva deixa o motorista bem a vontade, assim como os poderosos freios da Brembo, que fazem o enorme esportivo reduzir muito a velocidade antes da próxima curva, sustentando mais de uma tonelada e meia de forma precisa e sem susto. Apenas a grande desaceleração pode surpreender o ?piloto?.

No modo Sport, o giro fica bem mais elevado e a disposição dos 8 cilindros em carga ?quase? máxima, pois ainda há o modo Track, que não foi liberado para a imprensa no test drive.

As pequenas explosões dos escapes também empolgam e estimulam o pé mais embaixo. Na simulação de largada, o Chevrolet Camaro 2019 trabalha de forma adestrada, com pequeno giro em falso, muito grave nas ponteiras e ganho elevado de velocidade. No slalom, o muscle car dribla bem os obstáculos e permite espantosas retomadas.

No Chevrolet Camaro 2019 em sua forma conversível, a condução é quase idêntica, já que a sensação ao ar livre e ausência de teto e colunas, passa a impressão de um carro mais leve e, nesse caso, que se pode abusar um pouco mais, o que não se recomenda fazer sem conhecimento.

No geral, guiando bem inclinado, ouvindo um ronco potente e com as duas mãos ao volante, o lendário rival do Mustang mostra uma vez mais que emoção é item de série. Agora um carro empolgante ainda mais bonito, assim dois modelos clássicos de colecionador expostos no evento e que você pode conferir na galeria abaixo.

Fonte: noticiasautomotivas.com.br, acesse e saiba mais.....

Outras Notícias

stop01/11/2022

stop31/10/2022

stop19/10/2022

stop07/07/2022

stop27/06/2022

stop17/06/2022

stop03/06/2022

stop25/05/2022

stop16/05/2022

stop29/04/2022

stop12/04/2022

stop11/04/2022

stop31/03/2022

stop18/03/2022

stop07/03/2022

stop17/02/2022

stop09/02/2022

stop07/02/2022

stop28/01/2022

stop23/01/2022

stop20/01/2022

stop14/01/2022

stop10/01/2022

stop22/12/2021

stop07/12/2021

stop28/09/2021

stop21/09/2021

stop14/09/2021

stop20/08/2021

stop16/08/2021

stop10/08/2021

stop27/07/2021

stop19/07/2021

stop14/07/2021

stop23/06/2021

stop09/06/2021

stop31/05/2021

stop21/05/2021

stop11/05/2021

stop04/05/2021

stop27/04/2021

stop20/04/2021

stop16/04/2021