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17/11/2017

Virtus 2018: Primeiras impressões do novo sedã da Volkswagen

Com chegada de fato no final de janeiro, o Volkswagen Virtus 2018 fez sua avant-premiére mundial em São Paulo, onde a imprensa especializada pôde conhecer seus detalhes e obter algumas informações. A marca alemã não divulgou muitos detalhes sobre o carro e nem mesmo quis comentar algo sobre preço, pelo menos de forma oficial. A empresa diz apenas que ele será competitivo.

Na apresentação, a Volkswagen fez comparações de tamanho e volume com alguns sedãs compactos vendidos aqui, tais como os Chevrolet Prisma e Cobalt, além de Hyundai HB20S e Honda City. Com 4,48 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,47 m de altura, o Virtus quer oferecer um pouco mais que o Polo, por isso teve seu entre-eixos ampliado em 8,5 cm, alcançando 2,65 m.

Essa nova distância entre-eixos deverá ser um padrão dentro do grupo VW no que se refere à plataforma modular MQB A0. Podemos assim esperar outros produtos com esse mesmo espaço mais adiante. Mas, por ora, o Virtus é quem estreia a arquitetura, desenvolvida pela engenharia da montadora no Brasil.

O enxerto de aço na base também foi acrescida de uma armação na traseira, a fim de abrigar um longo e volumoso porta-malas, que tem bons 521 litros. Este, inclusive possui o separador de bagagem no assoalho e tampa com abertura tipo pescoço de ganso. A estrutura MQB A0 promete ser tão resistente quanto aquela do Polo 2018, que recebeu cinco estrelas no Latin NCAP.

Por fora, o que impressionou mais foi a traseira, naturalmente. Ela é mais prolongada que o esperado, proporcionando assim ao Volkswagen Virtus 2018 alcançar seu tamanho de quase 4,5 metros. O conjunto ótico traseiro com lentes retangulares e bipartidas, além do próprio desenho da tampa, lembra até do Audi A3 Sedan, embora outros elementos tenham semelhança com outros produtos do grupo alemão.

Um vinco forte nas laterais, se eleva para criar um defletor de ar natural sobre a tampa. Nas laterais, chamam atenção os vincos superiores, que parecem dar mais volume ao desenho, surgindo estes no logotipo Highline. A silhueta é bem suave na traseira, com a vigia prolongando-se bem sobre o bagageiro. A frente é curta como no Polo 2018, não tendo elementos exclusivos na versão Highline.

Até mesmo as rodas de liga leve aro 17 polegadas são iguais às do hatch, bem como o logotipo Highline e outros detalhes externos. O que é realmente dele está além das colunas B. O para-choque, por exemplo, possui detalhes cromados de boa aparência. A tampa possui maçaneta para abertura, o que dispensa o uso de um botão próximo do câmbio, como ocorre no Polo 2018.

Por dentro, o ambiente é bem amplo. Na frente, praticamente tudo é igual ao Polo 2018, exceto a ausência do botão de abertura do bagageiro, citado acima. Mas, para diferenciar um do outro, o Volkswagen Virtus 2018 agrega uma padronagem diferenciada dos assentos com tons mais claros.

Além disso, o sedã compacto da VW tem um ótimo espaço para pernas atrás, graças ao entre-eixos maior. A altura interna é razoável. O banco traseiro é completo em termos de segurança e logo atrás existem dois grandes alto-falantes. O encosto é bipartido e pode levar objetos de até 2,60 m. Poderia este ter um apoio de braço central com porta-copos.

Como já conhecido, a posição de dirigir é boa e a ergonomia correta. O teto vem com luzes de leitura na frente e atrás, além de porta-copos. O porta-luvas vem recheado com CD, SD (2), iluminação e refrigeração. O ar-condicionado automático é um complemento quase obrigatório, assim como a multimídia Discover Media com sensor de proximidade e boa tela de 8 polegadas. O apoio de braço ajustável em distância também é bom. O que falta? Notamos a ausência de um teto solar, que valorizaria mais o produto.

O Active Info Display é outro destaque com sua tela configurável de 10,25 polegadas. O volante com paddle shifts e acabamento preto brilhante e a alavanca metalizada do câmbio também são elogiáveis. Em resumo, quem já conheceu o Polo 2018, não terá surpresas em estilo e conteúdo no Volkswagen Virtus 2018, mas perceberá de fato o bom ganho no espaço interno e em seu porta-malas, suficiente para uma viagem longa.

Para quem comprar e tiver dúvidas sobre seus sistemas, basta baixar o app Meu Vokswagen e perguntar ao manual do proprietário cognitivo, desenvolvido pela IBM com a plataforma Watson. Ele não só responde, mas também pede mais detalhes para o usuário quando não entende a pergunta. Por exemplo, se o usuário disser que tem uma luz piscando no painel, o aplicativo vai pedir uma imagem do que o condutor está vendo. Então, após ?ver? o que está acontecendo, o sistema esclarece o motivo do alerta?

Equipado com motores 1.6 MSI de até 117 cv e 1.0 TSI de até 128 cv, o Volkswagen Virtus 2018 promete no segundo caso, ir de 0 a 100 km/h em 10 segundos, o que está bom para sua proposta. A primeira impressão foi boa em diversos aspectos. Não andamos ainda, mas já podemos imaginar uma parte da performance do novo sedã, que espera-se repetir a mesma ofensiva da VW em termos de preço. Agora, resta esperar pelo Fiat Cronos que, sem dúvida, vai chegar para brigar.

Fonte: noticiasautomotivas.com.br, acesse e saiba mais.....

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