Por Ricardo de Oliveira O Hyundai Elantra N 2022 surge como um interessante sedã esportivo, que naturalmente passará longe da praça brasileira, dada a política internacional da marca sul-coreana (a Kia também) para certos mercados, como o nosso.
Com visual expressivo, o Hyundai Elantra N 2022 aparece com faróis complexos, dotado de LED, com barra de luz diurna e piscas comuns, além de molduras pretas bifurcadas nas extremidades e grade com grelha estilizada.
O para-choque surge na forma de um grande spoiler, enquanto o logotipo da Hyundai aparece acima da grade. Com detalhes em vermelho no spoiler e saias laterais, o Hyundai Elantra N 2022 tem rodas de liga leve aro 18 poelgadas de desenho esportivo.
Nelas, as pinças de freio são vermelhas. Atrás, um aerofólio em preto brilhante chama atenção, assim como o para-choque pronunciado com duas bocas de escape, detalhes em vermelho e difusor de ar. O nome Elantra é substituído por um ?N?, assim como na frente.
Já no teto, o vidro elétrico é de tamanho padrão e o sedã tem ainda antena estilo barbatana. Por dentro, o Hyundai Elantra N 2022 tem volante esportivo com aro espesso e três raios, além de comandos adicionais da versão N e paddle shifts.
Tendo pedais esportivos, o Hyundai Elantra N 2022 traz ainda cluster digital com tela de 10 polegadas, mais multimídia com tela de 10 polegadas, além de sistemas avançados de assistência à condução.
Entre eles o N Corner Carving Different, que é o diferencial e-LSD de deslizamento limitado, tendo ainda os modos de condução N Grin Shift, N Power Shift e N Track Sense Shift. A suspensão é adaptativa com amortecedores variando de acordo com o modo escolhido.
Outra novidade é o N Sound Equalizer, que emite sons do motor dentro do carro, ampliando a sensação de esportividade, assim como o escape com controle de sonorização. Nos bancos, os assentos são 10 mm mais baixos e envolventes.
Além da suspensão mais firme e variável, o Elantra N 2022 vem também com discos de freio maiores. Na mecânica, o motor é um 2.0 Turbo com 280 cavalos e 40 kgfm, equipado com caixa manual de seis marchas ou de dupla embreagem com oito marchas, ambos com tração dianteira.
Ele vai de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, mas somente no modo N Grin Shift, cuja potência sobe para 289 cavalos. Ou seja, te cuida Jetta GLI e Civic Si?
Ricardo de Oliveira Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.
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