Por Ricardo de Oliveira A fabricante tcheca de caminhões Tatra, apresentou em Ponta Grossa-PR, dois modelos que serão produzidos e comercializados no Brasil.
Sempre ligados ao fora de estrada, os produtos da marca são reconhecidos pela robustez e confiabilidade, especialmente no Leste Europeu.
Com produção a partir de setembro, na fábrica da Tatrabras, nome da filial brasileira, os modelos possuem tração 6×6 e motorização Euro 5 e 6.
Tcheca Tatra mostra os caminhões que serão produzidos no Paraná
Os veículos serão construídos em uma fábrica que receberá R$ 102,7 milhões em investimentos e deverá gerar 300 empregos diretos até 2026.
Depois de três anos de negociações, o governo paranaense comemora, enaltecendo o parque automotivo local, onde se concentram montadoras como Volkswagen, Volvo, Renault, DAF, New Holland e Caterpillar.
Em seu primeiro ano, usando o sistema CKD, a Tatrabras pretende produzir 100 veículos, aumentando o volume para algo entre 800 e 1.000 caminhões ao ano de forma regular.
Focada nos segmentos de mineração, sucroalcooleiro e florestal, a Tatrabras atuará também no mercado militar e de defesa, agregando ainda outro modelo de caminhão, este com tração 8×8 para atender essas atividades.
Segundo a empresa, existe uma demanda grande por caminhões com capacidade off-road no Brasil, onde o agronegócio impulsiona uma economia de bilhões de dólares anualmente.
Dessa forma, os caminhões precisam ser duplamente resistentes para operar em situações extremas no campo, em regiões inóspitas e em terrenos adversos.
Nascida há 170 anos no Império Austro-húngaro, a Tatra ficou conhecida não só por seus caminhões, mas também por automóveis, inclusive pela questão envolvendo a origem do projeto de um dos carros mais populares da história, o Volkswagen Fusca.
O Tatra 603 foi um exótico sedã quatro portas (vídeo abaixo com seu antigo V8 2.5 OHV), que evoluiu para o modelo 613 (foto acima), que tinha como característica principal o uso de um V8 3.5 DOHC refrigerado a ar e montado na traseira, que entregava 168 cavalos no carburador e 200 cavalos com injeção eletrônica.
Foi sucedido pelo 700, que morreu em 1999. O Tatra 700 GT tinha um V8 4.4 aspirado e refrigerado a ar com 400 cavalos, que o impelia até 250 km/h, acelerando de 0 a 100 km/h em 5 segundos! Pode-se dizer que foi o carro seriado mais rápido do Leste Europeu e, talvez, ainda seja?
[Fonte: Caminhões e Carretas/Fotos: Jose Fernando Ogura/Aen]
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