Já faz algum tempo que a Dacia anda trabalhando com picapes, mas no em seu desenvolvimento. Ainda na geração anterior do Duster, a montadora romena encomendou para uma empresa local a criação de um veículo utilitário para que pudesse transportar peças e componentes dentro de seus complexos fabris.
Agora, mais uma vez, o Duster volta a ganhar uma versão picape, mas na atual geração do SUV. Assim como anteriormente, a Dacia não se envolve no desenvolvimento da picape, ficando essa a cargo de uma empresa chamada Romturingia, que já havia feito o modelo anterior e numa boa quantidade, cerca de 500 unidades.
Novamente, a Romturingia aproveita o SUV para desenvolver uma picape, algo que muitos apreciam do outro lado do Atlântico, onde a Renault só tem disponível a picape leve Oroch e a média Alaskan, ambas com cabine dupla. Por lá, a necessidade de uma picape continua a ser motivo de notícia, pois esta cabine simples derivada do Duster, mostra como o produto é prático e necessário.
Mas, pelo que se sabe, nem mesmo a Oroch está nos planos da Dacia, que já teve a picape Logan nos anos 2000 como opção focada no trabalho, sendo agora um produto extinto. Deve-se notar que na época desta, a Renault brasileira chegou a afirmar que ela (a picape) não teria condições de brigar com a Chevrolet Montana da ocasião.
Essa picape Duster da Romturingia foi exposta pela Dacia no salão de comerciais de Hannover, ocorrido recentemente na Alemanha. Ela tem motor diesel 1.5 dCi com 115 cavalos, 5 cavalos a mais que a versão normal, tendo sido preparado levemente para isso.
Com bons 26,6 kgfm, o veículo romeno tem 1,64 m de comprimento na pequena caçamba, que obviamente seria maior se fosse um projeto focado nisso. E então, será que um dia o Duster europeu terá uma picape como seu correspondente no Brasil?
[Fonte: Auto.cz]
Fonte: noticiasautomotivas.com.br, acesse e saiba mais.....