Carro do Povo
 

info_outline Notícias do Setor Automotivo

13/07/2018

Audi prepara Q1 para segmento de crossovers

A Audi está preparando um irmão menor do Q2, o menor utilitário esportivo da marca de luxo alemã. A ideia é utilizar a plataforma modular MQB A0 do novo A1 para fazer mais um SUV na linha de entrada, segundo a revista germânica Auto Motor und Sport. A proposta seria de um modelo ?casual, dinâmico e acessível?.

Como se sabe, o Audi A1 2019 chegou sobre a mesma plataforma do Polo, mas este último quase que simultaneamente ganha também um SUV compacto ligado diretamente, o T-Cross. Pelo informado, trata-se de uma proposta que não contempla o uso da tração integral Quattro, ou seja, focando assim mais em clientes urbanos e também aqueles que procuram um preço melhor.

De acordo com os alemães, o Audi Q1 irá se aproveitar dos recentes Seat Arona e Volkswagen T-Cross para moldar-se e assim ser o terceiro ou o quarto modelo dessa categoria dentro do grupo VW, visto que a tcheca Skoda tem projeto nesse sentido também. A previsão é de que o novo SUV compacto possa custar menos de 20 mil euros e com produção centrada em Martorell, Espanha.

Mas, diferente dos modelos citados acima, o Audi Q1 teria um algo a mais para fazer a diferença, além da marca. Comenta-se que o menor dos SUVs chegaria com propulsor elétrico de 95 cavalos e 23,4 kgfm. Essa versão e-tron significaria um salto em direção aos consumidores que buscam um crossover elétrico por um preço competitivo

Também se fala que o Audi Q1 terá ainda uma versão híbrida plug-in com potência combinada de 115 cavalos e 33,5 kgfm, empregando um motor elétrico e propulsor EA211 1.5 TSI de 150 cavalos. Mas, a proposta do modelo não deve parar por aí, empregando duas versões micro-híbridas com 13,5 cavalos e 5,6 kgfm ou 20 cavalos e 7,7 kgfm, provavelmente ambas com sistema elétrico de 48 volts.

Por ora, pouco se sabe em quais mercados o Audi Q1 irá atuar. Nos EUA é pouco provável, devido ao tamanho, que deve ser limitado aos 4,107 m de comprimento vistos no T-Cross. Com base de 2,56 m, o utilitário esportivo cairá bem em mercados emergentes, como Índia, Brasil e China. Se custar pouco acima de R$ 100 mil, seria uma opção interessante por aqui, funcionando como um fidelizador para clientes que estão entrando no segmento premium.

Então, o mais provável seria oferecer motorização 1.0 TFSI com até 128 cavalos na versão de acesso e 1.4 TSI com 150 cavalos e 25,5 kgfm, além do câmbio automático de seis marchas. Com a evolução dos preços, o Q2 chegaria aqui bem mais caro, assim como o próximo Q3.

[Fonte: Auto Motor und Sport]

Fonte: noticiasautomotivas.com.br, acesse e saiba mais.....

Outras Notícias

stop01/11/2022

stop31/10/2022

stop19/10/2022

stop07/07/2022

stop27/06/2022

stop17/06/2022

stop03/06/2022

stop25/05/2022

stop16/05/2022

stop29/04/2022

stop12/04/2022

stop11/04/2022

stop31/03/2022

stop18/03/2022

stop07/03/2022

stop17/02/2022

stop09/02/2022

stop07/02/2022

stop28/01/2022

stop23/01/2022

stop20/01/2022

stop14/01/2022

stop10/01/2022

stop22/12/2021

stop07/12/2021

stop28/09/2021

stop21/09/2021

stop14/09/2021

stop20/08/2021

stop16/08/2021

stop10/08/2021

stop27/07/2021

stop19/07/2021

stop14/07/2021

stop23/06/2021

stop09/06/2021

stop31/05/2021

stop21/05/2021

stop11/05/2021

stop04/05/2021

stop27/04/2021

stop20/04/2021

stop16/04/2021