A plataforma modular CMA (Common Modular Platform), desenvolvida pela Geely em parceria com a Volvo já está dando seus frutos. Primeiro ela começou sustentando a proposta ousada da Lynk & Co com seu SUV médio 01, seguido do crossover 02 e do sedã 03. Então veio a marca sueca com seu pequeno e ágil XC40, que já está sendo vendido no Brasil.
Agora, a Geely ? controladora do grupo ? introduz a CMA a bordo de um sofisticado sedã lançado na China essa semana, o chamado GE. Diferente do utilitário esportivo da Volvo, que mede somente 4,42 m de comprimento, o topo de linha asiático tem nada menos que 4,985 m. Ele ainda conta com 1,861 m de largura, 1,513 m de altura e 2,870 m de entre-eixos, bem mais que os 2,700 m do XC40, por exemplo.
Graças à arquitetura modular, a CMA permite o desenvolvimento de produtos de tamanhos diferentes, que podem ser feitos na mesma linha de montagem sem muito investimento. Além disso, o conceito nascido junto na VW com a MQB e que se difundiu em todo o mundo, permite não só redução nos custos de desenvolvimento, mas também no tempo de produção e evidentemente no gasto financeiro para se fazer isso.
Com linhas sofisticadas, o Geely GE mostra como a marca chinesa evoluiu, sem ao menos ?exigir? da joia de sua coroa (a Volvo) a plataforma SPA, que é mais sofisticada. A manobra é mais um reforço na política da empresa de não dilapidar as tecnologias que as marcas adquiridas possuem, o que tem seu lado positivo diante do mercado internacional. Além de ser o chamado ?flag ship? da companhia, este sedã estreia na China com propulsão híbrida em dois níveis.
A versão de acesso tem sistema micro-híbrido de 48 volts (MHEV), que permite ao motor aliviar a saída com um empurrão inicial do motor de partida, que é maior e mais potente que o comum. Além disso, o Geely GE elimina a bateria de chumbo-ácido tradicional em prol de uma de lítio, de baixa densidade, para acumular energia das desacelerações e frenagens, alimentando esse pequeno propulsor extra e também todos os dispositivos do carro.
Nesse caso, o motor é um 1.5 Turbo com câmbio de dupla embreagem de 7 marchas, que é o mesmo conjunto apresentado na versão híbrida plug-in (PHEV). Nesse caso, o Geely GE possui um motor elétrico maior e capaz de sustentar velocidades elevadas, além de baterias de lítio com tempo de recarga de uma hora e meia. A empresa não revela densidade e nem autonomia no modo EV, mas de forma combinada, essa variante alcança 1.200 km. De 0 a 100 km/h, o Geely GE precisa de 8,9 segundos e tem consumo médio de 17,3 km/l na versão MHEV e 7,4 segundos com 62,5 km/l na PHEV.
Bem completo, tem HUD, controle de cruzeiro adaptativo para-e-anda até 150 km/h, leitor de faixa com correção, frenagem automática de emergência, cluster digital de 12,3 polegadas, ar-condicionado com zonas de temperatura individuais, entre outros. O Geely GE deve ser vendido inicialmente apenas na China, já que seu preço em mercados emergentes pode acabar um pouco salgado devido aos sistemas adicionados.
Fonte: noticiasautomotivas.com.br, acesse e saiba mais.....