A Toyota Argentina revelou planos para introduzir uma versão mais potente da picape Hilux, atual líder de mercado no país vizinho e aqui, líder do segmento médio de picapes. Daniel Herrero, presidente da filial argentina, disse ao site Autoblog que a montadora japonesa estuda uma opção diesel mais potente para enfrentar a concorrência, que entrou em uma escalada de poder com Volkswagen Amarok V6 de um lado e Mercedes-Benz X350d de outro.
Embora o embate já tenha começado na Europa, a briga chegará ao Mercosul nos próximos meses e já tem um capítulo pronto, uma Amarok V6 ainda mais potente que a atual (que tem 225 cavalos) para disputar força com a picape da Daimler, que será feito no centro-norte da Argentina. As duas terão 258 cavalos em média, embora a picape da VW conte com o overboost até 272 cavalos.
Já a Hilux atualmente não passa de 177 cavalos. Segundo Herrero, hoje os clientes da marca estão satisfeitos pela oferta de torque de suas picapes, algo que a filial brasileira repetiu fielmente. Porém, o chefe argentino diz que a marca não pode ficar de fora dessa disputa e é uma ?obrigação? ter uma alternativa contra as rivais.
O executivo não disse que tipo de motor seria empregado na Hilux, nem chegou a falar sobre um V6 diesel. Atualmente, a Toyota possui dois tipos de motores diesel que podem mover uma picape. O primeiro é o GD, que por aqui está na versão 1GD com 2.8 litros e que entrega no máximo 177 cavalos em qualquer parte do mundo. Não há versão mais potente, pelo menos conhecida, desse propulsor no momento. Existe ainda o 2GD, que tem 2.4 litros de 150 cavalos que também equipa a Hilux, mas no mercado asiático.
Pelo que se sabe, não existe um motor V6 diesel na gama de propulsores da Toyota, sendo que de seis cilindros, apenas em linha e com 4.2 litros, mas já descontinuado e que equipava a geração anterior do Land Cruiser. Este chegou a ter 204 cavalos, mas apenas 43,5 kgfm. Agora, o único motor diesel da Toyota que seria capaz de enfrentar e vencer a dupla germânica, poderia não ser só uma alternativa, mas um estímulo para que mais força seja adiciona à disputa.
Estamos falando do motor 1VD-FTV, que é o V8 4.5 diesel twin-turbo que equipa os modelos Land Cruiser e o Lexus LX450d. Ele entrega 272 cavalos e 66 kgfm, o que supera em números as picapes mais potentes das marcas alemãs, apesar de igualar-se com o overboost da VW.
Não se sabe se este motor cabe dentro do cofre da Hilux, mas como a picape japonesa não é tão pequena assim, provavelmente a resposta é sim. É tentador imaginar uma Hilux V8, o problema é também imaginar que seu preço passaria tranquilamente pela marca de R$ 250 mil, e estamos sendo otimistas nesse caso. Outra possibilidade seria adicionar um segundo turbo ao 1GD e talvez chegar a 225 cavalos para brigar com a atual versão da Amarok.
Bom, logo saberemos qual será essa alternativa mais potente da Hilux para o mercado sul-americano, já que Herrero falou em 2019 ou talvez 2020 para sua chegada ao mercado. Ela ainda pode vir acompanhada da recente atualização visual lançada na Tailândia. E você, o que acha?
[Fonte: Autoblog Argentina]
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