O projeto Tharu está em rápida evolução e no mês de agosto conheceremos o produto definitivo dessa nova proposta da Volkswagen, que visa colocar um novo SUV compacto em países emergentes. O modelo, que aqui será chamado Tarek, terá a missão de ser um intermediário entre T-Cross ? que será feito em São José dos Pinhais-PR ? e o Tiguan de nova geração, que virá do México.
Feito sobre a plataforma MQB, comenta-se que o Tarek será baseado no Skoda Karoq e recente flagra na China, mostra que ambos têm grandes semelhanças. Numa conferência anual de imprensa da Volkswagen, foi mostrado um esboço do futuro SUV compacto. O modelo será feito pela SAIC e posteriormente terá similares fabricados no México, Rússia e Argentina até 2020.
A Volkswagen projeta um volume anual de 400 mil unidades do Tarek, que deve chegar ao mercado internacional com motorização EA211 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, partindo depois para versões mais frugais. Transmissão de dupla embreagem DSG de sete marchas deve ser oferecida na China, enquanto os EUA receberão o modelo mexicano com caixa automática Tiptronic de seis marchas.
Por aqui, a produção será em General Pacheco, Argentina, atendendo assim ao Mercosul e região. E o Tarek? O utilitário esportivo apresenta um estilo mais robusto e com linhas próximas às do Atlas, contando com faróis duplos de LED na parte superior da lente e repetidores de direção e luzes diurnas na parte inferior. O para-choque tem aspecto focado na esportividade, com grade central bem grande e faróis de neblina. As linhas são bem robustas e vincos pronunciados estão por toda a parte. Barras no teto reforçam a proposta, enquanto as colunas C largas marcam o design da Volkswagen como sempre. A traseira não foi mostrada, mas conforme visto no flagrante, deve acrescentar mais alguns centímetros do modelo, que pode passar facilmente de 4,40 m. O Karoq tem 4,38 m de comprimento e 2,64 m de entre-eixos, por exemplo.
Com o Tarek, a Volkswagen terá um time de cinco SUV´s em 2020 só no mercado brasileiro, tendo o T-Cross na linha de frente, o Tarek em segundo, o Tiguan como SUV médio e o Atlas como topo de linha. Não falta um? Sim, este será um modelo abaixo do T-Cross e baseado no up!.
Globalmente, a Volkswagen promete 22 novos modelos, entre sedãs e utilitários esportivos. No primeiro caso, são cinco modelos, sendo os atuais Passat e Arteon (que pode ganhar um motor VR6 3.6 no mercado americano), além dos chineses Lavida, Bora e NMS. Os dois primeiros já foram vistos em teste, assim como o terceiro, que é similar ao Passat europeu, mas que provavelmente terá seu custo reduzido para vender tanto na China quanto nos EUA.
Nos SUVs, a Volkswagen confirmou o novo Touareg para a Europa, além de dois novos SUVs compactos para a China. Um deles será o Tarek e outro provavelmente um equivalente da FAW, pois a empresa também anunciou o crossover T-Roc L e o Tiguan PHEV. O grupo ainda desenvolve um SUV compacto baseado na PQ34 para a Skoda e em breve apresenta na China o crossover elétrico SOL, um JAC T40 modificado.
Fonte: noticiasautomotivas.com.br, acesse e saiba mais.....