A Porsche anunciou esta semana novos planos para o desenvolvimento de veículos movidos a energia elétrica. E a novidade, desta vez, é a criação de uma versão híbrida do cupê de luxo Panamera S, prevista para chegar ao mercado já em 2011. Para evitar que a imagem da marca e o desempenho de seus esportivos sejam prejudicados com a adoção deste tipo de tecnologia, Michael Macht, presidente e CEO da Porsche AG, fez questão de se pronunciar. O executivo confirmou a intenção da fabricante de Stuttgart de incluir, futuramente, modelos híbridos em seu portfólio, porém não deixou de tocar no assunto desempenho. ?O projeto só fará sentido se os (carros) conceitos oferecem um desempenho e autonomia comparáveis a dos nossos esportivos de hoje?, enfatizou Macht.
O modelo pioneiro da Porsche nesse sentido foi o utilitário Cayenne, que para a surpresa de muitos apareceu no Salão de Genebra, na Suíça, em março deste ano, equipado com um sistema híbrido de propulsão. E como era de se esperar o SUV privilegia a redução de emissões de gases poluentes e consumo de combustível. Segundo a Porsche, o Cayenne híbrido será capaz de oferecer potência de 385 cavalos e consumir cerca de 12 litros de combustível por quilômetro rodado. Além disso, o nível de emissões de dióxido de carbono promete ser, em média, 193 gramas por quilômetro percorrido. Ainda de acordo com a fabricante alemã, a mesma tecnologia empregada no Cayenne, que se tornará em breve o primeiro modelo híbrido de produção em série da Porsche, servirá como base para o desenvolvimento do cupê esportivo Panamera.
Tem mais
Outra informação revelada pela Porsche relacionada a veículos "verdes" é que, atualmente, o esportivo Boxter também já está sendo testado com sistemas elétricos. Ao todo, três unidades do cupê rodam em fase de testes, com o objetivo de fornecer informações para análise de componentes e sistemas de acionamento elétrico instalados nos veículos, além da nova bateria desenvolvida pela fabricante alemã.